Migração e transformação do espaço público: novas chaves de ensino pela geografia

Gabriel Pérez Pérez, Luis Alberto Luna

Resumo


O artigo destaca a necessidade do ensino da relação dentre cidadania, migração, ambiente e democracia com respeito às mudanças desenvolvidas em cidades e espaço público frente dos processos da globalização. A primeira seção tem no objetivo central abordar a questão da cidade e diversas manifestações e expressões da cidadania e da democracia, responder às transformações do espaço público e a fragmentação da cidade. Na segunda parte, a questão é o surgimento das novas ou diferentes fôrmas dos direitos civis. O resultado é as transformações globais, a migração transnacional, meio ambiente e os movimentos sociais. A pesquisa foi feita na base dos analises dos casos e os bacos de dados produzidos pelo Instituto Nacional de Geografia, Estadística e Informática (INEGI), o Conselho Nacional da População (CONAPO) e Organização para a Cooperação y Desenvolvimento Econômico (OCDE).


Palavras-chave


Cidadania; migração; cidade; espaço público; Estado; meio ambiente

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v. 2, n. 1, nov. 2017