Reflexões sobre o papel social da escola

Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Denis Ricardo Carloto

Resumo


O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a função social da escola e o papel do professor. A perspectiva teórica da reflexão é adensada na teoria de António Nóvoa sobre a escola baseada na aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica sobre a educação na contemporaneidade.


Palavras-chave


Educação; Aprendizagem; Professor.

Texto completo:

PDF/A

Referências


ALPERT, Harry. Durkheim. México: Fundo de Cultura Econômica, 1945.

ALVES, Zélia M. M. Biasoli. Professores de escola pública: formação e atuação profissional. Revista Paidéia, Ribeirão Preto, FFCLRP, fev.-ago. 1995, p. 17-36. Disponível em: . Acesso em: 30 de agosto de 2015.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília: 1996.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.

FERREIRA Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Positivo, 2004.

FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade. 5. ed. São Paulo: Moraes, 1984.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HUNT, J. Escola pra quê? Revista Galileu. Rio de Janeiro, Ed. Globo, 2011. 88 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

_______. O declínio da escola pública brasileira: apontamentos para um estudo crítico. In: LOMBARDI, José C. e SAVIANI, Dermeval (Orgs.). História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.

_______. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, mar. 2012.

NEVES, Lucia M. W. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégia do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NÓVOA, António (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 1995.

______. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

_______. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Sinpro, SP, 2007. Disponível em: < http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf>. Acesso em: 30 de agosto de 2015.

ROCHA, Ruth. Quando a escola é de vidro. In: ______. Admirável mundo louco. Rio de Janeiro: Salamandra, 1986.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia



Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSN 2359-1870

v. 2, n. 1, nov. 2017