Três Estados para uma Aula de Geografia

Bruno Nunes Batista

Resumo


O presente texto propõe-se a discutir o ensino de Geografia, na contemporaneidade, através de três eixos temáticos, que estão ancorados em uma perspectiva de educação construtivista, com base na pedagogia social e crítica. Começamos elencando a categoria do espaço geográfico lugar, partindo do pressuposto de que ensinar Geografia baseia-se na relação do cotidiano escolar com a totalidade espacial. Na sequência, apresentamos a presentificação geográfica como possibilidade de ensino, enquanto uma técnica que traduz didaticamente o currículo a partir das diferentes temporalidades que coexistem em um mesmo espaço social. No terceiro eixo, defendemos a necessidade da construção do conhecimento geográfico utilizando métodos ativos alicerçados na autoria e na colaboração, compreendo a Geografia escolar como um componente vinculado à esfera social e política. Encerramos a discussão defendendo a carga intersubjetiva contida no ensino de Geografia, pois toda didática geográfica tem uma conotação temporal específica ao contexto da aprendizagem.

Palavras-chave


Ensino de Geografia; Construção do conhecimento; Espaço geográfico

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