Dificuldades de Aprendizagem no Ensino de Geografia no 7º ano da U.E. Florisa Silva em Canto do Buriti-PI

Maroni Maria da Conceição Silva, Crislândia Ribeiro da Silva, Rosilda Pereira da Silva, Lineu Aparecido Paz e Silva

Resumo


A presente pesquisa faz uma análise acerca das principais dificuldades de aprendizagem no ensino de geografia, 7º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Florisa Silva em Canto do Buriti-PI, e investigando as possíveis causas dessa dificuldade, que favorece para que muitos discentes apresentem baixa aprendizagem em Geografia, o que pode levar a um desinteresse dos aluor parte dos e dificultam o prees que dificultam o precesso ensino aprendizagem em geografia, considerando que hnos nessa disciplina. O trabalho foi realizado através de um estudo de caso, tendo ocorrido á aplicação de questionários com um professor de geografia alunos de uma turma de 7º ano do ensino fundamental no ano de 2014, perfazendo um total de 20 alunos da escola pesquisada. A metodologia adotada é de caráter qualitativo. A partir dos resultados obtidos através da aplicação do questionário foram escolhidos seis alunos para uma entrevista, tratando-se de discentes que já foram reprovados na disciplina e que afirmavam não gostar da mesma. Com essas análises foram identificados vários fatores que ocasionaram as dificuldades, tais como: a falta de acompanhamento da família durante os estudos do aluno, o desinteresse do aluno, formação do professor que ministra a disciplina, o aluno não preparado para a série, dentre outros que será manifestada durante as analise. Os dados obtidos e sua abordagem permitem uma reflexão sobre o caso, mas acredita-se que há muito a pensar sobre como reverter os fatores que interferem junto à educação geográfica para que a disciplina não seja mais um obstáculo do aluno.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Aluno; Dificuldade de aprendizagem; Desempenho.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia



Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSN 2359-1870