Visão dos Alunos do Curso de Licenciatura em Geografia da UFSC Sobre seu Processo Formativo

Alan Fernandes dos Santos

Resumo


O presente artigo visa apresentar os resultados preliminares da pesquisa que buscou investigar como os alunos de estágio supervisionado de licenciatura em geografia da UFSC avaliam sua formação para o exercício da licenciatura. Grande parte deles ingressou no curso de geografia, após a última alteração curricular e político-pedagógica, realizada em 2007. Nesse caso, acredita-se que seus percursos acadêmicos possam revelar perspectivas de mudanças ou não, no processo de formação dos professores. Mais do que uma análise conclusiva em torno dos dados apresentados, a visão exposta pelos discentes pretende suscitar o debate sobre a formação docente, indicando caminhos e possibilidades no processo formativo. Por fim, vale observar que este estudo compreende um dos objetivos específicos de uma pesquisa mais ampla, e ainda em curso, que irá analisar qual é a concepção do cursode licenciatura em geografia da UFSC, para a formação do professor de geografia.

 


Palavras-chave


Ensino; Licenciatura; Geografia; Formação de professores. (Education; Degree; Geography; Teacher formation.)

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015



Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSN 2359-1870