Publicidade das Marcas: A Aplicação da Semiótica Discursiva na Comunicação Publicitária para a Divulgação do Discurso da Marca

Alvaro Roberto Dias

Resumo


O artigo apresenta como a publicidade pode construir a identidade de uma marca comercial. Assim, pretende discutir a relação das identidades da marca com a publicidade, como sua imagem é construída através dos discursos, impactando diretamente nos projetos da marca através das percepções do público alvo e de seus diferentes comportamentos como atitudes, modos de agir e reagir. Para exemplificar, analisou-se o comercial L’Odyssée de Cartier (A Odisséia de Cartier), produzido em 2012 para comemorar os 165 anos dessa joalheria. O aporte teórico foram o pensamento de Andrea Semprini sobre semiótica discursiva da marca e o de Mark Batey sobre modelo de significado da marca.


Palavras-chave


Branding; Discurso; Publicidade.

Texto completo:

PDF/A

Referências


BATEY, M. O significado das marcas: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.

FLOCH, J. Semiótica, marketing y comunicación. Bajo los signos, las estrategias, Barcelona, Paidós, [Sémiotique, marketing et communication. Sous les signes, les stratégies, Paris, Presses Universitaires de France, 1991],1993.

SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

VILLAS-BOAS, A. Identidade e Cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.