Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Histórico

A eRevista LOGO é um periódico organizado pelo do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional, uma unidade de pesquisa ligada ao Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Preocupada com a difusão científica no campo do design, este periódico visa socializar no mundo acadêmico e empresarial trabalhos inéditos das mais distintas investigações no âmbito do ensino, da pesquisa e da aplicação prática. Sua publicação foi iniciada no ano de 2010 com a veiculação dos artigos do 1º Seminário de Branding e Design Gráfico. Após sua estreia, a publicação tornou-se periódica. No ano de 2011, já no formato de e-Revista LOGO, foram ao ar nove trabalhos que abordaram aspectos intangíveis da manifestação de marcas comerciais. Posteriormente, a revista reiniciou suas atividades em 2014, com dois números anuais e sob orientação da Incubadora de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina. No ano de 2017, a revista inaugurou sua edição quadrimestral. Neste mesmo ano, vinculou-se a indexadores de qualidade de periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, obtendo também o registro DOI para todos os artigos publicados.


Foco e escopo

A e-Revista LOGO, produzida prioritariamente na versão eletrônica, é editada quadrimestralmente e se dedica à publicação de artigos, resenhas e entrevistas inéditos de autores selecionados, bem como textos de autores convidados pelo Conselho Editorial. Trata-se de um projeto contínuo e sistemático (blind review). Para além do escopo dos estudos em design e seu envolvimento com a gênese organizacional, são abordados assuntos pertinentes ao tema do design, inovação e empreendedorismo. Temas relacionados a estes três eixos centrais – design, inovação e empreendedorismo – dão corpus teórico e prático para a composição múltipla das atuações e da abrangência do design. Sendo assim, são aceitos trabalhos que explorem temáticas como: gestão de design; branding; processos criativos e co­criativos; inovação; tendências; metodologia, ferramentas e técnicas projetuais de todas as esferas às quais o design se aplica [Gráfico, Industrial, Moda, Digital, Experiencial, Interiores, etc.].

A revista está indexada nas áreas Arquitetura, Urbanismo e Design, Administração e Interdisciplinar no Qualis CAPES.

Indexadores: Latindex, Sumários.org, ORCiD e CrossRef

 

Missão

Difundir o conhecimento de Design, Inovação e Empreendedorismo por meio dos estudos de cultura, métodos e práticas projetuais.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão encaminhados a dois pareceristas, membros dos Conselho Consultivo da revista, para revisão cega. A publicação dos artigos poderá ser:

a) aprovada na íntegra, sem alterações;

b) aprovada na íntegra, com alterações;

c) reprovada.

Caso ocorram divergências serão enviados a um terceiro consultor ad hoc, visando ao desempate de opiniões. Os trabalhos que receberem recomendações e sugestões serão encaminhados aos autores, para as devidas adaptações. Neste caso o prazo de devolução deverá ser respeitado e caberá aos editores avaliar se as recomendações foram ou não atendidas e, no caso de negativa, recusar a publicação. Não haverá recurso ao trabalho recusado. Caberá aos editores classificar os textos como artigos ou ensaios.

 

Periodicidade

Periodicidade quadrimestral. Submissões recebidas em fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...