Desenvolvimento de ferramenta de análise S&OP em uma empresa de telecomunicações: um estudo de caso aplicado

Izabel Cristina Zattar, Caroline Kiume Matheus

Resumo


Em um setor assaz competitivo e mutável como o de telecomunicações, é imprescindível que as empresas busquem constantemente a atualização de suas técnicas de planejamento, visando concretizar as metas estabelecidas na estratégia de negócios da companhia. A ferramenta de Sales and Operations Planning (S&OP) tem sido cada vez mais incorporada a estas técnicas, pois é um processo multifuncional que interliga e fornece suporte aos planos estratégicos e de negócios de toda uma corporação. Neste contexto o objetivo desse trabalho é o de apresentar os benefícios obtidos com o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta que reúne dados técnicos e mercadológicos, baseada nas práticas de S&OP, em uma empresa de grande porte do setor de serviços de telecomunicações. Os resultados demostraram que a ferramenta proposta trouxe ganhos reais à organização por meio do mapeamento e desbloqueio de portas de dados e de voz, as quais puderam ser disponibilizadas para venda, além de melhorar a visibilidade de informações entre as áreas, possibilitando o alinhamento de ações e de estratégias da companhia.


Palavras-chave


Planejamento de vendas e Operações; Telecomunicações; Ferramenta S&OP

Texto completo:

PDF/A

Referências


AROZO, R. Sales and operations planning: uma maneira simples de obter ganhos com a integração interna. Rio de Janeiro: Centros de Estudos em Logística – COPPEARD/ UFRJ, 2006.

BARRADAS, O. Você e as telecomunicações. 1 ed. Rio de Janeiro: Ed. Interciência Ltda., 1995.

BLACK, U. Emerging Communication Technologies. 2. ed. New Jersey: Prentice Hall Inc., 1997.

BREMER, C.F.; AZEVEDO, R. C.; MATHEUS, L.F.O retrato do processo de Sales & Operations Planning (S&OP) no Brasil, Parte 1. Mundo Logística, 5 ed., p. 68-74, Jul./Ago., 2008.

CASTRO, D; MELO, J.C.de. Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. 1. ed, v.4, Cap. 5. Tendências. Brasília: IPEA, 2012.

CORRÊA, H.L.; GIANESI, I.G.N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da Produção MRP II/ ERP: conceitos, uso e implantação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GATTORNA, J; Friends. Dynamic Supply chain alignment: a new business model for peak performance in enterprise supply chains across all geographies. 1. ed. Inglaterra: Gower Publishing Limited, 2009.

HYNDMAN, R.J.; FAN, Y. Sample quantiles in statistical packages. American Statistician. Nov. de 1996.

LORIA, L. Impacto do novo perfil de consumo nas redes de banda larga. [9 de Novembro, 2009]. São Paulo: Revista da Folha de São Paulo. Entrevista concedida ao site Teleco Inteligência em Telecomunicações. Disponível em

NEVES, M.S. O Setor de telecomunicações. Disponível em: . Acesso em: 29 Jul. 2013.

SINDITELEBRASIL. Diagnóstico, cenários e ações para o setor de telecomunicações no Brasil 2014 – 2020. Disponível em: . Acesso em: 08 Ago. 2013.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TUOMIKANGAS, N.; KAIPIA, R. A coordination framework for sales and operations planning (S&OP): Synthesis from the literature. International Journal of Production Economics, v.154, p. 243-262, 2014.

UEDA, V. A implantação do telefone: o caso da companhia telefônica – melhoramento e resistência. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, n. 46, Universidade de Barcelona, Espanha, ago., 1999.

VIEIRA NETO, P. O desaparecimento de uma profissão: o radiotelegrafista de voo: evolução tecnológica e desemprego nas telecomunicações. Dissertação de mestrado em economia política apresentada à PUC-SP, 2000.

WALLACE, T.F. Sales and operations planning: the how to handbook. 2. ed. Cincinnati, OH: T.F. Wallace & Company, 2004.

YIN, R.K. Estudos de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.




e-ISSN 2175-8018


Creative Commons License
IJIE - Iberoamerican Journal of Industrial Engineering foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


Iberoamerican Journal of Industrial Engineering. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Florianópolis, SC, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial do IJIE, encaminhe um e-mail para periodico.ijie@gmail.com ou ijie@contato.ufsc.br