Análise de resíduos como mecanismo de auxílio à redução de impactos ambientais: um estudo de caso em abatedouro

Marjana Eloísa Henzel, Djalma Dias da Silveira

Resumo


Este trabalho relata o estudo de caso em uma empresa abatedoura de bovinos, situada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), trazendo a tona um assunto de muita importância, a gestão ambiental empresarial. Faz uso de uma avaliação do processo produtivo da empresa, dos resíduos gerados em cada uma das etapas do processo e de uma análise dos aspectos e impactos ambientais. Para o alcance dos objetivos, leva-se em consideração os materiais e métodos adotados através de uma revisão da literatura sobre o tema em questão, por meio de uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, numa abordagem qualitativa, com vista in loco. Na análise dos resultados obtidos, pôde-se constatar que a mesma necessita de melhorias nas diversas etapas do processo produtivo. Diante disso, e almejando um gerenciamento dos resíduos gerados, buscou-se desenvolver um Programa de Gestão Ambiental (PGA) voltado a pequenas e médias empresas (PMEs) frigoríficas com avaliação criteriosa de cada resíduo gerado no processo produtivo. Certamente este trabalho servirá de modelo para outros projetos que possam trazer melhorias as práticas produtivas, e que profissionais envolvidos possam estar conscientes frente à questão da gestão ambiental em suas empresas.

Palavras-chave


Resíduos. Gestão Ambiental. Processo. Produção.

Texto completo:

PDF


e-ISSN 2175-8018


Creative Commons License
IJIE - Iberoamerican Journal of Industrial Engineering foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


Iberoamerican Journal of Industrial Engineering. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Florianópolis, SC, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial do IJIE, encaminhe um e-mail para periodico.ijie@gmail.com ou ijie@contato.ufsc.br